Já ouviu falar na estrela Betelgeuse?

A supernova de Betelgeuse ocorrerá em breve? Essa estrela supergigante vermelha, localizada no ombro de Orion, teve um aumento repentino em seu brilho, ultrapassando em mais de 50% sua luminosidade habitual. No início do ano, Betelgeuse ocupava a décima posição entre as estrelas mais brilhantes do nosso céu noturno, mas devido a esse brilho excepcional, agora subiu para o sétimo lugar.




Em uma pesquisa recente, os astrônomos observaram que o ciclo de 400 dias da estrela supergigante vermelha foi reduzido pela metade, passando para apenas 200 dias após o evento conhecido como Grande Escurecimento, que teve início em dezembro de 2019. Os cientistas utilizaram simulações computacionais para obter uma compreensão mais aprofundada do que ocorreu.

Astrônomos estão de olho nesta supergigante vermelha, que dá sinais de que pode explodir a qualquer momento. Entenda na coluna "Mulheres das Estrelas" o que acontecerá se a Betelgeuse deixar de existir.


Betelgeuse é uma supergigante vermelha. É muito maior que o Sol e já está em fase final da sua vida. Esta estrelona compõe o ombro da famosa constelação de Órion, onde ficam as três Marias e pode ser facilmente encontrada a olho nu. É a mais vermelha dessa região no céu. Ela possui cerca de 11 massas solares, mas seu diâmetro varia de 550 a 950 vezes o da nossa Estrela.

#Betelgeuse

detalhes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *